Após três anos de fuga, Izaias Paulo dos Santos, de 50 anos, foi capturado na última terça-feira (27) em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Ele é acusado de assassinar seu ex-enteado, Junilson da Cruz Pires, durante uma festa em maio de 2021, no povoado Reforma Nova Esperança, zona rural de Barra, na Bahia. Izaias conviveu por 12 anos com a mãe de Junilson, até 2019, e dois anos depois, matou o jovem com um tiro de espingarda, após uma discussão durante a celebração de um aniversário.
Segundo as investigações, Izaias insultou Junilson durante a festa, saiu do local e retornou armado. Ele disparou contra o jovem, que não resistiu ao ferimento. Após o crime, o acusado se escondeu por três semanas na cidade e, em seguida, fugiu para Ilha Comprida, onde passou a viver com a ajuda de um irmão. A polícia local recebeu informações sobre o paradeiro de Izaias e, ao confirmar sua identidade com a Polícia Civil da Bahia, efetuou sua prisão. Ele foi encontrado em frente a uma casa no bairro Maria de Lourdes.
O mandado de prisão preventiva contra Izaias foi emitido pela Justiça baiana logo após o crime, com a denúncia do caso pelo Ministério Público da Bahia. No entanto, o julgamento ainda não foi realizado. A polícia também revelou que Izaias escolheu Ilha Comprida para se esconder devido à presença de familiares na cidade.