Um homem identificado como Paulo César Alves Filgueira, conhecido como Paulo Escopeta, morreu na segunda-feira (17) durante um confronto com policiais militares na cidade de Jacobina, no norte da Bahia. Ele era apontado pela Polícia Civil como um dos principais assaltantes de banco do Brasil.
De acordo com as investigações, Paulo Escopeta teria participado de mais de dez assaltos a agências bancárias e integrava o grupo de Zé de Lessa, que figurava como a principal carta do “Baralho do Crime” da Secretaria de Segurança Pública da Bahia até ser morto em 2019. Além disso, ele também era suspeito de envolvimento no latrocínio de um empresário em janeiro deste ano, na cidade de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina.
No local do confronto, a polícia apreendeu um revólver calibre .38, duas munições deflagradas e quatro intactas. A hipótese de que o suspeito estaria atuando em Jacobina a serviço de uma milícia está sendo investigada.
Paulo Escopeta havia sido preso em 2017 e permaneceu sob custódia da Justiça até outubro de 2024, quando obteve liberdade domiciliar.