Um homem armado fez três pessoas reféns no Povoado Baraúna do Rumo, a cerca de 3 km da sede de Barrocas, no território do sisal da Bahia. O episódio começou às 13h de segunda-feira (20) quando Genário, conhecido como “Caburé”, invadiu uma casa armado com dois revólveres, um calibre .38 e outro .22.
De acordo com informações preliminares, Genário entrou na residência enquanto tentava escapar de um cerco policial. Ele era suspeito de vários crimes durante sua saída temporária da prisão. A Polícia Militar cercou rapidamente a casa e iniciou uma tensa negociação para a liberação dos reféns e a rendição do suspeito. Genário disparou uma vez para mostrar que estava armado.
Durante as negociações, Genário exigiu a presença da imprensa. O jornalista Rubenilson Nogueira, diretor do Jornal A Nossa Voz, se posicionou de forma que o homem pudesse vê-lo de dentro da casa. Com a autorização da polícia, o pedido foi atendido, e as negociações continuaram, aguardando a chegada de um advogado para a rendição de Genário.
A situação foi resolvida após cerca de duas horas de negociações, com a chegada da esposa de Genário e de um advogado. Com a presença deles, Genário decidiu se entregar. Vestindo um colete à prova de balas, o advogado entrou no imóvel e saiu com o homem.
Genário foi algemado e levado para a Delegacia Territorial de Serrinha, onde será investigado pelos crimes. Durante todo o incidente, ele estava armado com dois revólveres. Graças à ação coordenada da Polícia Militar, ao apoio da Polícia Civil e à colaboração de todos os envolvidos, o desfecho ocorreu sem feridos.
A operação foi coordenada pelo tenente-coronel Macedo, com o subtenente Maia, a guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) e demais policiais do 16º Batalhão.