Salvador, 29 de janeiro – Um homem de 60 anos foi preso em flagrante nesta segunda-feira, acusado de tentar obter ilegalmente um registro profissional como médico. A prisão ocorreu na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), em Salvador. O suspeito, identificado como J.A.S.A., já havia tentado se inscrever no Cremeb anteriormente, utilizando um diploma falso da extinta Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro.
De acordo com informações da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), a detenção foi efetuada após uma servidora do Cremeb identificar a fraude. Em uma verificação de rotina, a autarquia federal solicitou à Faculdade Estácio de Sá, responsável pela absorção da Universidade Gama Filho, a confirmação da veracidade do diploma. A instituição, no entanto, não encontrou registro do suspeito em seu sistema.
Mesmo tendo seu pedido de inscrição negado anteriormente devido à apresentação de um diploma falso, J.A.S.A. tentou mais uma vez registrar-se na autarquia, usando o mesmo documento utilizado há dois anos. O homem, natural de Senhor do Bonfim, Bahia, alegava ter concluído o curso de medicina em dezembro de 2005 e colado grau em janeiro de 2006, conforme os documentos fornecidos ao Cremeb.
Após a prisão, o suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes, localizada no bairro dos Barris, em Salvador, para prestar esclarecimentos. A ação destaca o trabalho de vigilância e fiscalização do Cremeb na prevenção de fraudes e na garantia da qualificação profissional na área médica.