Um homem de 27 anos foi atingido na perna por um disparo de arma de fogo após tentar agredir um policial militar durante uma abordagem na zona norte de Ribeirão Preto (SP) no sábado (1º). A ação foi capturada por vídeos de celular que circulam nas redes sociais.
O jovem ferido foi levado a uma unidade de pronto atendimento (UPA). O caso está sob investigação da Polícia Civil, que registrou um boletim de ocorrência por resistência e lesão corporal decorrente de intervenção policial.
A confusão aconteceu na Rua Paulo Marzola, no Jardim Jandaia, por volta das 15h30. Conforme registrado no boletim de ocorrência, dois policiais militares, de 34 e 36 anos, abordaram um morador suspeitando que ele escondia algo sob suas roupas.
Segundo os relatos dos policiais à Polícia Civil, o jovem tentou fugir, entregou algo a pessoas que estavam próximas, foi contido pelos agentes, mas resistiu, insultou e agrediu os policiais.
No vídeo divulgado nas redes sociais, vários moradores presentes na rua aparecem reclamando da abordagem policial, alegando que os policiais estavam batendo no homem. Em um momento, o jovem abordado avança contra um dos agentes e tenta acertá-lo com um soco, mas não consegue.
Neste instante, um policial reage e dispara na perna esquerda do jovem. Após o tiro, o rapaz cai e os moradores, desesperados, pedem ajuda para que alguém chame uma ambulância.
De acordo com a Polícia Civil, depois do disparo, o jovem foi socorrido por familiares e levado à UPA Norte, no bairro Adelino Simioni, onde permanecia em atendimento até o registro da ocorrência.
Devido a essa situação, ele não foi ouvido pelo delegado de plantão até a noite de sábado. A Polícia Civil solicitou uma perícia no local dos fatos.