Na noite de segunda-feira, 13 de maio, na Quadra 378 do Itapoã, Distrito Federal, Simone Santos Ribeiro, de 42 anos, foi morta a facadas. O principal acusado do crime é Maiqui Pedro dos Santos, de 33 anos, marido da vítima. Após cometer o crime, Maiqui fugiu e deixou a filha do casal com sua irmã no Paranoá Parque; a criança foi posteriormente entregue aos cuidados dos avós paternos no Varjão.
Maiqui foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na tarde desta terça-feira, 14 de maio, na região do Café sem Troco, no Paranoá. Ele foi conduzido à 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá), onde foi autuado em flagrante.
Investigações preliminares indicam que o crime pode ter sido premeditado, considerando que, horas antes, Maiqui quebrou um vidro para entrar na casa da vítima. Testemunhas próximas ao casal relataram que Maiqui apresentava comportamento alterado nos últimos dias, possivelmente devido ao uso de cocaína, além de demonstrar ciúme excessivo, o que resultava em frequentes discussões com a esposa.
Além do feminicídio, Maiqui possui antecedentes criminais por violência doméstica contra outra mulher em 2021 e por dirigir embriagado em 2020. Após o assassinato de Simone, ele ainda tentou fugir escalando o muro de uma escola e utilizando um veículo Volkswagen Crossfox branco.