Rio de Janeiro – Uma sequência de eventos trágicos culminou na morte de uma jovem mulher e dois amigos no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro. A vítima, Janayna Evangelista Napoleão, de 22 anos, foi injustamente acusada de ser informante policial, ou ‘X-9’, por seu ex-namorado, Iago dos Santos Fonseca, de 26 anos. Esta acusação levou ao que é conhecido como ‘tribunal do crime‘ dentro da comunidade da Fazendinha.
Origem da tragédia: Um relacionamento desfeito
Iago e Janayna, moradores de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, terminaram um relacionamento de sete anos após um desentendimento. Inconformado com o fim da relação, Iago fabricou a história de que Janayna era informante da polícia, repassando informações ao tráfico local. Janayna, após o término, mudou-se para o Complexo do Alemão, onde começou a trabalhar em um shopping e iniciou um novo relacionamento.
Ameaças e invenções fatais
Iago, não aceitando a nova vida de Janayna, passou a ameaçá-la e exigir seu retorno. Ele foi até a Fazendinha para confrontá-la, mas foi rejeitado por ela e dois amigos. Inconformado, Iago apontou os três como informantes para o tráfico local. Todos foram capturados e mortos pelo que se denomina ‘tribunal do crime’.
Investigação em curso
Até o momento, os corpos das vítimas não foram localizados. A Delegacia de Descoberta de Paradeiros está conduzindo investigações sobre os crimes. Iago foi preso na quarta-feira (13) e enfrenta acusações relacionadas à falsa acusação e às mortes subsequentes.