A Polícia Civil deflagrou, no sábado, 21 de dezembro, a 1ª Fase da Operação Rubble, que visou desarticular uma organização criminosa responsável pelo furto de veículos pesados, como retroescavadeiras e caminhões caçamba. A quadrilha atuava em diversos estados do Nordeste, incluindo Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Paulo Afonso e Chorrochó, na Bahia. Em Paulo Afonso, um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Durante a operação, os policiais apreenderam 62 munições, um veículo, cartões de crédito e documentos que podem estar relacionados a fraudes. Já em Chorrochó, foi localizada uma oficina clandestina que servia como ponto de desmanche de veículos furtados. No local, foram encontrados motores e peças com sinais de adulteração e restrições por furto ou roubo, confirmando as suspeitas das práticas ilícitas.
Conduzida pela Delegacia Territorial de Paulo Afonso e pela 18ª COORPIN, a operação contou com o apoio do Núcleo de Investigação, equipes do CATTI Nordeste e policiais das delegacias de Rodelas, Paulo Afonso e Chorrochó. A investigação, iniciada no início de 2024, revelou que o grupo furtava os veículos para desmanche e posterior comercialização ilegal das peças adulteradas.
As autoridades seguem analisando o material apreendido e buscam identificar outros membros do grupo criminoso. Além disso, investigações estão sendo ampliadas para outros estados do Nordeste, com o objetivo de desmantelar por completo a organização criminosa e rastrear suas rotas de distribuição e pontos de venda.