Na quarta-feira, 22 de janeiro, um homem de 41 anos foi preso em flagrante no Porto de Salvador sob a suspeita de estelionato, após ser abordado ao tentar desembarcar de um navio de cruzeiro.
A operação resultou na apreensão de 2,6 mil dólares, R$ 102, um iPhone e dois cartões de acesso ao transatlântico. A detenção foi realizada por equipes da Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (DREOF) e do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), em colaboração com o Núcleo de Polícia Marítima da Polícia Federal (NEPOM).
O suspeito, natural de Brasília, utilizou um cartão virtual emitido nos Estados Unidos ao embarcar no navio que saiu de Santos. Durante a viagem, ele tentou registrar vários cartões para fazer compras e apostas, mas todos estavam sinalizados como fraudulentos, levando à negativa das transações.
O total das fraudes ultrapassou seis mil dólares, com gastos em produtos como perfumes e bebidas alcoólicas. Ele passou por exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e agora está à disposição do Poder Judiciário.