Um homem de 56 anos faleceu três dias após ser agredido com um soco no rosto por um vizinho no bairro de Santa Mônica, em Salvador. De acordo com a família de Gilberto Santos de Jesus, a agressão ocorreu depois que ele cobrou R$ 5 pelo serviço de recolhimento de lixo.
Gilberto foi contratado pelo vizinho para retirar o lixo de uma festa, com a promessa de receber R$ 5 pelo serviço. Após realizar a tarefa, ele voltou para cobrar o valor combinado. O vizinho disse que não tinha o dinheiro no momento e que pagaria mais tarde. Descontente, Gilberto recolocou o lixo na porta do vizinho, o que provocou a agressão.
O vizinho deu um soco em Gilberto, que caiu e bateu a cabeça no chão. Segundo a família, a vítima, que vendia acarajé, retornou para casa, mas começou a se sentir mal na terça-feira (14). Ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pau Miúdo, onde foi medicado e liberado após seis horas de observação.
“Ele estava com a pressão alta, então o médico focou nisso e não no trauma. Depois de medicado e ficar em observação, voltamos para casa. Ele parecia estar bem”, explicou Taís Santos Silva, sobrinha de Gilberto.
Entretanto, o homem voltou a passar mal, relatando tonturas e vômitos. Foi levado novamente ao médico, mas não resistiu. A causa da morte foi registrada como traumatismo crânio-encefálico por ação de instrumento contundente, sendo classificada como homicídio na certidão de óbito.
A Polícia Civil informou que a morte de Gilberto Santos de Jesus está sob investigação pela delegacia do bairro da Liberdade. O suspeito fugiu e não procurou a família da vítima. O corpo de Gilberto Santos foi sepultado na manhã desta sexta-feira (17), no Cemitério Municipal de Brotas, em Salvador.