Na manhã desta terça-feira (21), mais um paciente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Salvador foi vítima da demora no atendimento. Identificado como Vidal Mendes, de 56 anos, o homem se contorcia de dor no chão até ser levado para uma sala onde recebeu medicamento.
Segundo relatos de uma mulher, que não teve o nome divulgado, em um dos vídeos, havia dois médicos na UPA, mas nenhum deles atendeu Vidal imediatamente. Ela ainda acrescentou que outro paciente também não recebeu atendimento até por volta das 6h58 da manhã.
“Ele vai acabar morrendo aqui no chão, não tinha nenhum médico de plantão, um senhor aqui amputado desde 4h da manhã, sem médico. Os médicos chegando tudo agora de carro [por volta de 7h]”, disse a mulher em um dos vídeos.
Essa não é a primeira vez que pacientes relatam problemas na UPA da capital baiana. O local é conhecido por registrar longas filas de espera e por não oferecer um atendimento adequado aos pacientes.
De acordo com informações de funcionários da UPA, a unidade tem sofrido com a falta de médicos e de insumos, o que dificulta o atendimento e aumenta o tempo de espera dos pacientes.
A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador informou que já tomou conhecimento do caso e que está apurando os fatos para tomar as medidas necessárias. Ainda segundo a secretaria, o atendimento na UPA está sendo normalizado e a equipe médica está fazendo o possível para atender a todos os pacientes com qualidade e rapidez.
Homem se contorce de dor no chão após demora em atendimento na UPA pic.twitter.com/UqVRQ22IZQ
— BNews (@bnews_oficial) March 21, 2023