O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com o Ministério Público Estadual, conduziu a Operação Mata em Pé, resultando no embargo de mais de 370 hectares de Mata Atlântica no sul da Bahia. A ação foi realizada para coibir crimes ambientais na região.
Durante a operação, foram verificados 35 alertas de desmatamento, afetando principalmente os municípios de Belmonte, Santa Luzia, Canavieiras e Una. Esses alertas foram gerados pela Rede Mais Brasil e pelo MapBiomas, ambos vinculados ao Ministério da Justiça.
A operação também levou à apreensão de quatro tratores e uma retroescavadeira, que estavam operando ilegalmente em uma área florestal em Santa Luzia. O responsável pela atividade já havia desmatado mais de 25 hectares e recebeu uma multa.
André Santos, agente ambiental federal do Ibama em Eunápolis, destacou que a região tem atraído agricultores e pecuaristas do Espírito Santo em busca de terras mais acessíveis, mas muitos não estão cumprindo a legislação ambiental. O Ibama continuará a monitorar a Mata Atlântica, que é protegida pela Lei Federal nº 11.428, de 2006, e outras normas que regulam a supressão de vegetação conforme seu estágio de regeneração.