Uma idosa de 70 anos, condenada pela morte de um menino de 8 anos em 2008 na Bahia, que foi abusado sexualmente e morto a facadas, foi presa em Brusque, Santa Catarina, na última sexta-feira (13). A prisão foi realizada pela Polícia Civil, que informou que a condenada estava escondida em uma casa de difícil acesso e foi levada ao Presídio Feminino de Itajaí.
Segundo a investigação, a morte do menino ocorreu durante um ritual de magia maligna e foi executada por dois homens e um adolescente. A idosa, conhecida como “Mãe Vanginha”, foi uma das mandantes do crime, juntamente com outras duas mulheres. Ela foi condenada a 37 anos e seis meses de prisão pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e estupro.
A condenada estava foragida desde 2008 e mudou-se para Brusque há quatro meses. De acordo com o delegado Fernando Luis De Farias, o mandado de prisão mais recente foi expedido em abril de 2024. Informações obtidas com a Polícia Federal e o setor de capturas de São Borja levaram a polícia a identificar a localização da foragida no bairro Zantão.
A Polícia Civil confirmou que a idosa raramente deixava o imóvel para evitar ser presa. Com o cumprimento do mandado, as autoridades da Bahia e de Santa Catarina iniciarão discussões para definir o local de cumprimento da pena.