Incêndio em fábrica de produtos químicos em Gondomar deixa dois bombeiros feridos

Um incêndio em uma fábrica de produtos químicos na cidade de Gondomar, no distrito do Porto, mobilizou cerca de 195 operacionais e 62 veículos, no último sábado (29). O fogo teve início por volta das 17h40, na fábrica da Sociedade Portuense de Drogas, em São Cosme. Segundo o Comando Sub-Regional de Operações de Emergência de Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto, as chamas foram dominadas ao início da madrugada e agora está em fase de rescaldo.

Durante algumas horas, os bombeiros centraram esforços em confinar as chamas aos armazéns da fábrica, para que não atingissem silos com combustível que existem no local. A fábrica não estava em funcionamento, por isso, não houve registro de feridos.

No entanto, dois bombeiros ficaram feridos durante o combate ao incêndio. Em declarações à imprensa, o comandante dos bombeiros de Gondomar, Fernando Tavares, informou que um deles sofreu uma crise convulsiva. Ambos foram encaminhados para o hospital.

Os moradores de 15 habitações nas redondezas da fábrica, que tiveram que ser retirados por existir risco de explosão, já foram autorizados a regressar a casa. No entanto, segundo o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, o incêndio ainda será monitorado durante toda a noite. Em declarações à agência Lusa, Fernando Tavares reforçou que será uma longa noite para os bombeiros, pois ainda existe risco de nova ignição.

“As pessoas podem regressar a casa em segurança”, pedindo-lhe que abram portas e janelas dos locais para que o ar possa circular”, disse.

A fábrica ficou seriamente danificada devido às chamas, e as causas do incêndio ainda são desconhecidas. As autoridades competentes estão investigando o caso.