Richard Yuri Brito dos Santos, de 18 anos, foi encontrado morto em Marechal Deodoro na quinta-feira, 29 de março. Investigadores sugerem que sua morte foi encomendada por membros da facção Comando Vermelho devido a suspeitas de que ele estivesse informando atividades à Polícia Civil, caracterizando-o como “X9”.
O jovem estava desaparecido desde a segunda-feira de Carnaval, dia 12 do mesmo mês. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM), utilizando cães farejadores, localizou o corpo de Richard após receber uma denúncia anônima sobre o local de desova.
A delegada Liana Franca, que está à frente das investigações, informou que quatro indivíduos estão implicados no assassinato, com um deles ainda foragido. Segundo ela, dois suspeitos foram detidos: um após se apresentar na delegacia com um advogado e outro por meio de operação policial. Um dos detidos admitiu envolvimento no crime, confirmando que a vítima foi morta por ser considerada “X9”. O outro detido negou participação no ocorrido. Ambos os presos foram submetidos a audiência de custódia na manhã de sexta-feira, 1° de abril.
O último avistamento de Richard ocorreu na Rua Pergentina Pedrosa, no bairro Taperaguá, por volta das 20h do dia de seu desaparecimento. A descoberta do corpo veio após familiares iniciarem buscas independentes pelo jovem desaparecido.