Irmãos morrem carbonizados após casa pegar fogo na Bahia

Duas crianças, Gabriel e Benjamim, morreram em um incêndio dentro de casa em Itabuna. Bombeiros suspeitam de vazamento de gás, mas investigação continua.

Na tarde de quinta-feira, 25 de julho, um incêndio resultou na morte de duas crianças, Gabriel Cardoso Rodrigues, de 8 anos, e Benjamim Cardoso Rodrigues, de 3 anos, em Itabuna, no sul da Bahia. As informações iniciais do Centro Integrado de Comunicação de Itabuna (CICOM/Itabuna) sugerem que o incêndio foi causado por um vazamento de gás, que culminou em uma explosão no bairro São Lourenço.

Os irmãos estavam em casa sozinhos, enquanto a mãe, uma catadora de recicláveis, havia saído para trabalhar. O pai estava presente na residência durante o início do incêndio, mas conseguiu escapar ileso. Em depoimento à Polícia Civil, ele contou que tentou chamar as crianças pelos cômodos, mas, sem resposta, foi forçado a abandonar o imóvel devido à intensidade das chamas.

O Corpo de Bombeiros foi acionado rapidamente, mas, ao chegarem, o fogo já havia consumido grande parte da casa. Devido à grande quantidade de lixo acumulado na residência, as chamas e a fumaça se espalharam rapidamente, impossibilitando a realização de buscas imediatas. O telhado também desabou, agravando a situação.

Com o auxílio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os bombeiros conseguiram controlar o incêndio após três horas de trabalho. Seis profissionais atuaram na operação. Os corpos de Gabriel e Benjamim foram encontrados carbonizados no cômodo dos fundos da casa e encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna.

A causa exata da explosão ainda está sendo investigada e será confirmada após a conclusão do laudo pericial.