Na manhã desta quinta-feira, 15 de fevereiro, Reinaldo Guilherme Fernandes Dourado, de 21 anos, foi morto a tiros na cidade de Guanambi, sudoeste da Bahia. O jovem, membro da comunidade cigana, encontrava-se na porta da residência de seu tio, localizada na Rua João Pompílio de Abreu, bairro Santa Luzia, quando foi alvejado por disparos efetuados por dois indivíduos em uma motocicleta. Os autores dos disparos se evadiram do local imediatamente após o ato. Guilherme foi atingido na cabeça, vindo a óbito no local.
O episódio foi registrado por câmeras de segurança próximas, cujas imagens são consideradas peças-chave para a identificação dos suspeitos. Conforme divulgado, momentos antes do crime, Guilherme aparentava estar em conversação com um dos suspeitos, indicando a possibilidade de envolvimento de outras duas pessoas no ocorrido.
O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), sendo liberado no final da tarde do mesmo dia. O sepultamento está previsto para ocorrer em Riacho de Santana. A Delegacia Territorial de Guanambi conduz as investigações para determinar os responsáveis e a motivação por trás do crime.
Este caso sucede o assassinato de Gerisvaldo Oliveira Dourado, pai de Guilherme, ocorrido em 31 de janeiro do corrente ano. Gerisvaldo, 47 anos, foi morto após um confronto com outro membro da comunidade cigana em Palmas de Monte Alto, também situado no sudoeste da Bahia. As circunstâncias e a relação entre ambos os crimes estão sob investigação da Polícia Civil.