Em uma audiência virtual na 18ª Vara do Trabalho de Curitiba, ocorrida na última quinta-feira (24), o advogado Robison de Almeida Albuquerque Maranhão foi flagrado tentando esconder seu cliente, Ricardo Machado, sob a mesa. O juiz Thiago Mira, responsável pela condução da sessão, desconfiou da presença de Machado na mesma sala que seu advogado e pediu que o ambiente fosse mostrado pela câmera, mas o defensor mostrou apenas parte do espaço.
A situação ocorreu durante o depoimento de uma testemunha em um processo trabalhista, onde Ricardo Machado contestava um pedido de R$ 20 mil em verbas rescisórias feito pela autora, Kateli Silva Fernandes. Segundo a lei, por ser dono da empresa, o empresário não poderia estar presente para ouvir o depoimento da autora.
Após uma nova solicitação do juiz para que a câmera fosse girada em 360º, o cliente, identificado como Ricardo, se escondeu embaixo da mesa, e a situação foi registrada pela própria câmera do réu. A audiência foi suspensa após o ocorrido, e o juiz Mira repreendeu o advogado pela tentativa de esconder o cliente.
O advogado se defendeu, alegando que Machado apenas se abaixou para pegar um objeto no chão e que não houve intenção de burlar as regras do processo. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deve ser notificada para investigar a conduta do defensor.