Três pessoas ficaram feridas na noite de domingo (19), após a laje de um prédio desabar no bairro de Narandiba, em Salvador. As vítimas estavam em uma reunião de família quando a estrutura desmoronou, elas foram resgatadas por equipes do Corpo de Bombeiros e levadas para um hospital da capital baiana pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), recebendo alta no mesmo dia.
Nesta segunda-feira (20), equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) estiveram no local para analisar a estrutura do imóvel. Foi iniciada a demolição das partes instáveis da laje, e a Codesal avaliará se um córrego que passa embaixo do imóvel pode ter causado o desabamento. Quatro casas ficaram com os acessos interrompidos por causa do desabamento.
Os donos do imóvel afirmaram que a construção foi feita por um engenheiro e aguardam a avaliação da Codesal para buscar soluções para as famílias que moram no prédio. O arquiteto plantonista da Codesal, Paulo Passos, afirmou que estão fazendo uma avaliação preliminar e indicou a demolição do restante da laje que ainda está no local, devido aos riscos construtivos.
Uma das moradoras do prédio dormia quando o desabamento aconteceu e relatou que pensou que o prédio todo estava caindo. Os donos do imóvel afirmaram que nunca tinham percebido qualquer indício de que a estrutura desabaria.
A Defesa Civil alerta para a importância da manutenção preventiva de imóveis e estruturas para evitar acidentes como esse.