Um homem identificado como Luís Fernando Umbelino dos Santos, de 31 anos, conhecido pelo apelido “Tonelada” e apontado como responsável pela distribuição de armas para uma facção criminosa, morreu em confronto com a polícia na manhã desta quinta-feira (31), durante a operação “Rota Segura”, realizada no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador.
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que Tonelada já havia sido preso anteriormente por tráfico de drogas e roubo, respondendo por esses crimes em liberdade provisória. O confronto ocorreu na localidade da Chapada do Rio Vermelho, onde ele foi baleado e socorrido, sendo levado ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu.
Durante a operação, além de armas e drogas apreendidas, as autoridades prenderam dois outros suspeitos. Um deles, acusado de tráfico, foi encontrado na Serra Verde, enquanto o outro estava armado na Rua do Navio, com uma pistola, munições, drogas e celulares.
A operação, conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia, contou com a participação das polícias Militar, Civil e da Polícia Federal, com o objetivo de desarticular uma facção envolvida em crimes como tráfico, roubos e lavagem de dinheiro. A atuação também impactou o transporte público, com a suspensão de linhas de ônibus em áreas do Complexo por questões de segurança.