Mais de mil roubos e furtos foram registrados no Carnaval de Salvador; confira balanço

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou um relatório sobre a segurança pública durante os dias de Carnaval em Salvador e outras localidades baianas. Os números da violência na capital despertaram a atenção, mas, ainda assim, houve uma queda, conforme os dados divulgados pelo órgão competente.

Apenas em relação a roubos e furtos, foram registrados 1089 incidentes – o que equivale a uma queda de 12.67% em relação a 2020, quando 1247 casos foram registrados.

As lesões, provocadas, na maioria das ocasiões, por brigas, saltaram de 120, em 2020, para 58 casos este ano. Uma redução de 51.67%.

Prisões e apreensões

Ações ostensivas da PM e com equipes infiltradas da PC resultaram em 42 prisões em flagrantes por roubo, furto, tráfico de drogas e brigas na capital.

Em alguns Portais de Abordagem e em operações específicas nos circuitos, a polícia apreendeu uma arma de fogo e cerca de 1.300 armas brancas (espada, facas, canivetes, entre outras).

Com o auxílio do sistema de reconhecimento, foram capturados 79 foragidos da Justiça: 46 no circuito Dodô (Barra/Ondina), 19 no Osmar (Campo Grande), 11 no circuito Batatinha (Centro Histórico), um no carnaval de bairro de Itapuã, um na festa de Camaçari e o último no carnaval de Santo Estevão, no interior da Bahia. 

De acordo com a SSP-BA, eles possuíam mandados de prisão pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa, roubo, estelionato, furto e porte ilegal de arma de fogo.

O Reconhecimento Facial identificou diversos criminosos, dentre eles um ex-militar do Exército Brasileiro, membro de uma organização criminosa que atua no bairro de Valéria. Além de ser assassino e traficante, ele preparava comparsas para o uso de fuzil e para atuarem em confrontos, segundo a pasta revelou.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), no que lhe concerne, atendeu 664 ocorrências nos circuitos Batatinha, Osmar e Circuito. Desses, 651 atendimentos pré-hospitalares, 13 de busca e resgate, além de 1.209 orientações e ações preventivas. Mais de 20 mil pulseiras coloridas de identificação para crianças e pessoas com necessidades especiais foram distribuídas.

Folia em Paz

Duas armas de fogo foram apreendidas durante as ações, 24 pessoas foram levadas a delegacias territoriais, 12 pessoas foram presas em flagrante, dois mandados de prisão foram cumpridos e foram registradas  17 ocorrências de apreensões de drogas.

5861 pessoas, 782 carros, 1.037 motos, 180 coletivos, 112 táxis, 832 pontos de ônibus foram abordadas e cinco veículos foram recuperados.

Rodovias estaduais

Já nas operações nas rodovias estaduais realizadas pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) foram abordados 9.864 veículos e 10.027 pessoas durante os seis dias de carnaval.

Nas ações foram registradas a apreensão de duas armas de fogo, três pessoas foram presas em flagrante, duas pessoas foram conduzidas a delegacias, seis veículos foram recuperados, 92 veículos foram retidos, foram atendidas 12 ocorrências de acidentes e socorridas quatro pessoas gravemente feridas.

As equipes da PM também realizaram atendimento a 91 turistas.