Na noite da última quinta-feira (16), uma mulher trans identificada como Laila foi morta a tiros dentro de sua casa em Jaguarari, cidade localizada no norte da Bahia. De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil da região, a autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas.
Laila, que tinha 27 anos, foi encontrada sozinha no interior da residência e imediatamente socorrida por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao Hospital Municipal de Jaguarari, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Este crime chocou a comunidade local e reacendeu a discussão sobre a violência contra a população LGBTQIA+. Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo, com uma média de uma pessoa assassinada a cada 26 horas. Infelizmente, a maioria desses crimes ocorre por motivações transfóbicas, ou seja, pelo simples fato de a vítima ser trans.
A Polícia Civil de Jaguarari está investigando o caso e pede que qualquer pessoa que tenha informações que possam ajudar na apuração do crime entre em contato com as autoridades.