Kayan Ícaro Menezes de Jesus, de 11 anos, faleceu na última quarta-feira (2), após sentir uma forte dor no peito enquanto jogava bola com amigos em frente à sua casa, localizada na rua Alto do Ouro, no centro de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador.
Segundo relato da mãe, Niely Menezes, o menino informou aos colegas que estava sentindo o coração fraco e que iria até a casa da avó para beber água antes de voltar a brincar. Ao chegar ao local, ele abaixou-se sentindo dor e pediu socorro em voz baixa. A mãe contou que, por volta das 17h, ao tentar beber água, o garoto desmaiou.
Imediatamente, ele foi socorrido por familiares e vizinhos ao Hospital Célia Almeida. Na unidade, Kayan foi levado à sala vermelha, mas não resistiu. A certidão de óbito indica que a causa da morte foi “morte súbita a esclarecer“, e exames complementares ainda serão realizados para determinar as circunstâncias do falecimento.
Niely afirmou que o filho não apresentava histórico de doenças e realizava consultas médicas e exames de rotina regularmente. “Ele não tinha problemas de saúde. Só uma má formação congênita na mãozinha e no pé esquerdo”, disse. A mãe também relatou que o último eletrocardiograma feito por Kayan não mostrou nenhuma alteração.
O caso foi registrado pela 21ª Delegacia Territorial de São Francisco do Conde, que acompanhará as investigações.