Ministério Público investigará as ações policiais em Salvador, Camaçari e Itatim que resultaram em 19 mortes

Operações policiais entre 28 e 31 de julho resultam em 19 vítimas e mobilizam autoridades

Em recente declaração, o Ministério Público (MP) estadual comunicou a abertura de investigações para esclarecer as circunstâncias envolvendo as mortes ocorridas entre os dias 28 e 31 de julho, resultantes de operações policiais nas cidades de Salvador, Camaçari e Itatim.

O saldo destas operações foi de 19 vítimas. Desse total, Camaçari registrou sete mortes na sexta-feira (28); Itatim contabilizou oito no domingo (30); e Salvador, quatro na segunda-feira (31).

O Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), juntamente com promotores de Justiça criminais das comarcas envolvidas, estará à frente das investigações, conforme divulgado pelo MP. Para aqueles que não estão familiarizados com o Geosp, esta é uma unidade especializada que se concentra no controle externo da atividade policial. Atuando em situações mais intrincadas e de ampla repercussão, o grupo também oferece suporte à atuação dos promotores, tanto da capital quanto das demais regiões.

Além disso, o MP estará acompanhando de perto o desenvolvimento dos inquéritos policiais instaurados pela Polícia Civil para obter um entendimento completo dos eventos.

Na terça-feira, dia 1° de agosto, o procedimento do MP a respeito do caso foi tópico central de uma reunião. Os participantes incluíram a procuradora-geral de Justiça, Norma Cavalcanti; a PGJ Adjunta para Assuntos Jurídicos, Wanda Valbiraci; e os promotores de Justiça André Lavigne e Luís Alberto Pereira. Estes últimos são coordenadores dos Centros de Apoio Operacional Criminal (Caocrim) e de Segurança Pública (Ceosp), respectivamente.

Permanecemos atentos aos desdobramentos deste caso e traremos mais atualizações conforme novas informações forem disponibilizadas.