Moradores de São Sebastião formam corrente humana para resgatar crianças na lama após chuvas, assista

Moradores de São Sebastião, cidade localizada no Litoral Norte de São Paulo, foram às ruas para ajudar a resgatar bebês e crianças após as fortes chuvas que atingiram a região. Em um vídeo publicado pelo prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), é possível ver as pessoas formando uma corrente humana e passando as vítimas de mão em mão para mantê-las a salvo da lama que tomou conta das ruas. A cidade foi uma das mais afetadas pelas chuvas, com diversos pontos de alagamento, deslizamentos e desabamentos.

As chuvas, que ocorreram desde a madrugada do domingo, deixaram um saldo de 36 mortes, segundo informações do governo do estado e da prefeitura de São Sebastião. Dessas, 35 foram em São Sebastião, sendo 31 em Barra do Sahy, duas em Juquehy, uma em Camburi e uma em Boiçucanga. Além disso, uma menina de 7 anos morreu em Ubatuba com o deslizamento de uma pedra de 2 toneladas. Há também 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas. Os números foram divulgados às 22h45m.

O volume de chuvas em 24 horas ultrapassou a média esperada para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, choveu o dobro do esperado para o mês, com 627 mm, segundo a Defesa Civil, enquanto a média é de 303mm. As fortes chuvas também causaram deslizamentos de terra na Vila do Sahy e na praia da Baleia. Para atender a população, o Exército foi acionado com seus helicópteros de maior porte para chegar aos locais de difícil acesso.

Com a situação ainda crítica, equipes de resgate e voluntários seguem trabalhando para atender a população e minimizar os impactos causados pela tragédia. O governador Tarcísio Gomes de Freitas decretou estado de calamidade pública por 180 dias em seis cidades atingidas pelas chuvas, e o governo federal já anunciou o envio de recursos para a região.

Em meio à tragédia, campanhas para ajudar os atingidos pelas chuvas já estão em andamento. A prefeitura de São Sebastião disponibilizou locais de arrecadação, como o Fundo Social da prefeitura, na rua Capitão Luiz Soares, 33, no centro, e unidades regionais. O Instituto Verdescola também está recebendo doações na Avenida Marginal, 44, na Praia Barra do Sahy, em São Sebastião.