Mulher é presa após deixar bebê trancado em carro para ir à festa no interior de Alagoas

Em Belém, AL, uma mãe deixou seu recém-nascido trancado no carro para ir a uma festa. Ela foi presa e o caso segue em investigação.

Imagem: Reprodução/Redes sociais

A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) está investigando um caso de abandono de incapaz ocorrido na cidade de Belém, interior de Alagoas, na madrugada desta sexta-feira (23). Uma mãe, de 28 anos, deixou seu filho recém-nascido trancado dentro de um carro enquanto participava de uma festa na região.

Ao ser presa em flagrante e levada para prestar depoimento, a mãe alegou que havia deixado o bebê sob os cuidados de um sobrinho, o que, segundo o chefe de Operações da Delegacia Regional de Palmeira dos Índios, Diogo Martins, pode agravar ainda mais sua situação. Martins explicou que, se for confirmado que o sobrinho também é menor de idade, a mãe poderá responder por dois crimes de abandono de incapaz, acumulando as penas de ambos.

“A mãe deixou a criança sozinha, um bebê de apenas um mês, no carro e foi para uma festa. Em depoimento, ela disse que não abandonou o filho, deixando-o com um sobrinho. Resta saber agora se é verdade a história e se esse sobrinho é também um menor de idade. Se confirmado, a genitora será responsabilizada por dois crimes de abandono de incapaz em concurso formal impróprio, em que as penas são somadas”, explicou o agente de polícia.

O delegado responsável pelo caso estipulou uma fiança para a suspeita, mas, como ela não pagou o valor, permanece detida enquanto aguarda a audiência de custódia, que será realizada na presença de seu advogado, do Ministério Público e de um juiz.

O caso veio à tona quando um homem, que estava em casa, ouviu o choro de uma criança vindo do lado de fora. Ao sair, percebeu que o som vinha de um carro estacionado em frente à sua residência. Ele olhou através da janela do veículo e viu que se tratava de um recém-nascido. Diante da situação, o homem quebrou o vidro do carro para resgatar o bebê, que apresentava sinais de desidratação, suor excessivo, dificuldade para respirar e assaduras.

O relatório do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) detalha que a esposa do homem, que estava lactante, levou o bebê para dentro de sua casa, cuidou da higiene do recém-nascido e o amamentou.

Posteriormente, a mãe da criança apareceu no local e foi presa e levada ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Palmeira dos Índios, onde foi registrada a ocorrência de flagrante por abandono de incapaz. O Conselho Tutelar também foi acionado e conduziu o bebê à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira para avaliação médica.