Na noite de segunda-feira (12), uma ocorrência de injúria racial marcou o carnaval de Salvador, especificamente no circuito da Barra. Uma mulher foi presa em flagrante pela Polícia Militar, acusada de chamar outra foliã de “macaca”. O caso foi prontamente atendido por policiais da Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid), que estavam de plantão no Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo (Servvir).
Segundo a Polícia Civil, a vítima se aproximou das autoridades para reportar o incidente, detalhando que o ataque ocorreu próximo a um hotel na área festiva. Ela afirmou que as ofensas não se limitaram a expressões racistas, mas também atingiram sua dignidade de maneira ampla.
A rápida ação policial permitiu a identificação e detenção da acusada, que, juntamente com testemunhas, foi conduzida para a delegacia para os procedimentos legais. A mulher agora se encontra detida, aguardando as decisões judiciais pertinentes ao seu caso.