Francisca Marcela da Silva Ribeiro, de 33 anos, foi morta na manhã de domingo (6), no bairro do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, durante uma tentativa de assalto a um posto de combustíveis. Ela e seu noivo, Wilker Michel, estavam abastecendo sua moto quando foram abordados por dois criminosos. Os assaltantes exigiram a motocicleta, que foi entregue sem resistência.
Neste momento, o policial militar Daniel Lins Ferreira, que estava de folga, interveio ao perceber o assalto. Segundo o PM, ele se confundiu inicialmente ao acreditar que o posto estava sendo assaltado, mas ao notar a presença dos criminosos armados, começou a trocar tiros com eles. Ferreira relatou que disparou várias vezes, mas não soube precisar a quantidade.
Um dos tiros atingiu Francisca Marcela, que foi baleada nas costas. Ela chegou a ser socorrida ao hospital de Heliópolis, mas não resistiu aos ferimentos. O noivo afirmou que o policial continuou atirando mesmo após o casal já ter entregado a moto aos criminosos. Wilker relatou ainda que tentou intervir, gritando para o PM parar, mas não foi ouvido.
Após a ação, Wilker confrontou o policial perguntando por que ele havia atirado, mas, segundo o noivo, o PM não demonstrou qualquer arrependimento e desviou o olhar sem responder. Francisca Marcela e Wilker Michel estavam com o casamento marcado para o dia 26 de outubro. A família informou que a vítima será enterrada com o vestido que usaria na cerimônia.
Os dois criminosos, de 20 e 22 anos, foram presos em flagrante, e um deles está hospitalizado devido aos ferimentos sofridos durante a troca de tiros.