A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu preventivamente Marcelo Henrique Freitas Fonseca, de 28 anos, conhecido como o “Novinho do Tinder”, apontado como um dos maiores estelionatários amorosos em ação na região. Até o momento, 37 mulheres registraram ocorrência contra ele, embora o número de vítimas possa ser maior.
Desde 2017, Marcelo utilizava aplicativos de relacionamento para seduzir mulheres e convencê-las a realizar transferências financeiras via Pix. Ele selecionava cuidadosamente suas vítimas, geralmente mulheres emocionalmente frágeis, e, após ganhar sua confiança com falsas promessas de amor, persuadia-as a investir em esquemas financeiros fraudulentos.
Para movimentar o dinheiro das vítimas, Marcelo usava as contas bancárias de outras mulheres, alegando que a sua conta estava bloqueada. Os golpes ocorreram em diversas regiões do Distrito Federal, como Brazlândia, Ceilândia e Guará, com prejuízos que já somam R$ 50 mil, segundo a investigação.
Além disso, o suspeito criou 122 chaves Pix para facilitar a execução dos golpes e frequentemente trocava de número de telefone para evitar ser rastreado. Uma das vítimas mais lesadas teria perdido R$ 80 mil, embora a polícia ainda não tenha localizado essa mulher. Marcelo já havia sido condenado em 2023 por estelionato sentimental e cumpria pena em regime aberto.