Ônibus escolar tomba em Juazeiro durante transporte de alunos

Um acidente envolvendo um ônibus escolar com cerca de 50 estudantes foi registrado na manhã desta segunda-feira (13), na zona rural de Juazeiro, no norte da Bahia. Segundo informações preliminares de testemunhas, o veículo tombou em uma estrada vicinal do distrito de Salitre, deixando duas pessoas feridas.

De acordo com a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) e a Secretaria de Educação do município, o ônibus escolar é parte do serviço de transporte oferecido pela rede municipal e transportava alunos das escolas Modelo, CEEP e CETEP, além de estudantes das localidades de Junco/Salitre, Campos dos Cavalos, Porto, Curral Novo, Sabiá, Lagoa e Rodeadouro.

Quatro pessoas foram socorridas pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma delas foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro, passou por avaliação e já recebeu alta. Outra mulher foi atendida no Hospital SOTE e duas foram levadas para o Hospital Universitário, mas não há informações sobre o estado de saúde dessas pessoas.

A Secretaria de Educação do município lamentou o ocorrido e está prestando todo o suporte necessário às vítimas e seus familiares. Ainda não se sabe o que causou o acidente e as autoridades locais estão investigando o caso para determinar as causas.

Imagens gravadas por pessoas que estavam no local mostram os estudantes com as fardas sujas de lama em cima da parte lateral do ônibus que ficou tombado. O transporte escolar é uma responsabilidade das prefeituras e deve seguir normas e padrões de segurança estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, a tragédia em Juazeiro deve servir como um alerta para a importância da fiscalização e manutenção dos veículos utilizados no transporte escolar.