Operação 404: Polícia Civil da Bahia combate a pirataria virtual

Nesta terça-feira (14), a Polícia Civil da Bahia, por meio da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Juazeiro, no norte do estado, participou da 5ª edição da ‘Operação 404’, que foi deflagrada simultaneamente em sete estados brasileiros e em outros países com o objetivo de reprimir crimes respeitados contra a propriedade intelectual na internet.

Os comandos de busca e apreensão foram cumpridos para localizar equipamentos utilizados para compartilhamento de conteúdo audiovisual, jogos e músicas. Em Juazeiro, foram compreendidos um notebook, um HD externo, três pendrives, três cartões de memória e um aparelho celular, que serão encaminhados à perícia.

A coordenadora da 17ª Coorpin, delegada Lígia Nunes de Sá, destacou que a ‘Operação 404’ é um movimento internacional coordenado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com participação de polícia civil dos estados envolvidos. O nome da operação faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível. Já foram bloqueados mais de 250 sites e aplicativos e as buscas também acontecem no metaverso, para desativar canais que apresentavam alterações anormais de conteúdo.

A delegada afirmou ainda que a operação tem como objetivo tornar indisponíveis os serviços criminosos que violam os direitos autorais das vítimas. A pirataria virtual é um problema que afeta diversos setores da indústria criativa, prejudicando a remuneração dos criadores de conteúdo. Ações como a ‘Operação 404’ são importantes para coibir essas práticas ilegais e proteger os direitos autorais.