A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), e com apoio do Ministério Público do estado da Bahia (MPE/BA), através da Coordenadoria Ambiental de Paulo Afonso, realizou, durante os dias 04 a 11 de novembro, a Operação Fauna Livre II. Esta Operação teve como principal objetivo coibir o tráfico e o cativeiro ilegal de animais silvestres na região norte da Bahia, sendo realizada nos municípios de Paulo Afonso, Jeremoabo, Cícero Dantas e Uauá.
O tráfico de animais silvestres é considerado a terceira atividade ilícita mais rentável, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas.
A cada ano a PRF, em conjunto com outros órgãos ambientais e parceiros, vem intensificando as ações de combate a este crime ambiental, tanto com ações repressivas visando coibir o tráfico de animais silvestres e também o cativeiro ilegal de espécimes nativas, como desenvolvendo ações preventivas através de Educação Ambiental.
A região de Paulo Afonso é considerada como grande fornecedora de animais silvestres para o tráfico, e tem sido rota para os traficantes que tem como destino cidades de outros estados do Nordeste, a exemplo de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
Ao todo nesta ação, 338 aves silvestres foram resgatadas e reintegradas à natureza, sendo que 21 delas não estavam em condições de serem soltas imediatamente, as quais foram encaminhadas para o Centro de Conservação e Manejo de Fauna (CEMA Fauna), onde passarão pela avaliação de especialistas, sendo adotadas as medidas necessárias para cada caso, com objetivo de restabelecerem condições de serem reintegradas à natureza, com devido monitoramento.