Nesta quinta-feira (2), oito pessoas foram detidas, dentre elas três servidores da Polícia Civil, em uma ação operacional conduzida pelo Ministério Público Estadual e pela própria Polícia. Chamada de “Operação Internal Cleaning”, a ação cumpriu mandados de prisão em cidades do norte da Bahia.
A investigação policial, que contou com o apoio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do MP-BA, apontou a existência de uma organização criminosa que atuava em diversas cidades da região, como Remanso, Pilão Arcado, Juazeiro, Campo Alegre de Lourdes e também Petrolina, em Pernambuco.
Equipes do Gaeco, da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol), da Coordenação de Operações Especiais (COE) e do Departamento de Polícia do Interior (Depin) participaram da ação.
A polícia não forneceu detalhes de como a organização criminosa agia. Na operação, foram apreendidos armamentos, telefones celulares e outros objetos que serão analisados por peritos. Um dos envolvidos ainda foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma.
Além da investigação policial, a atuação dos funcionários será analisada na área disciplinar, com a instauração de um processo administrativo.