Operação da PF mira chefe do BDM envolvido na morte de policial federal em Salvador

PF realiza operação contra Jackson Antônio e advogados que facilitavam comunicação entre facções no sistema prisional.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Federal deflagrou a Operação Cravante, que tem como alvo Jackson Antônio de Jesus Costa, conhecido como “Caboclinho”, líder da facção Bonde do Maluco (BDM) na Bahia. Ele é acusado de envolvimento na morte do policial federal Lucas Caribé, assassinado em setembro de 2023, em Salvador, e também de coordenar atividades criminosas de dentro do Complexo Penitenciário da Papuda.

Mesmo preso, Jackson Antônio teria se aliado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), ampliando sua influência no tráfico de drogas. Essa aliança foi viabilizada por meio de advogados que colocavam o criminoso em contato com outros detentos e seus familiares, facilitando a comunicação entre os integrantes das facções.

A operação, que visa desmantelar esse esquema de apoio, ocorreu nesta segunda-feira (21), com o cumprimento de seis mandados de prisão e nove de busca e apreensão. As ações aconteceram no Distrito Federal e na Bahia. Advogados e um estagiário de direito estão entre os alvos das investigações, acusados de atuar em benefício das facções criminosas.

Os investigados poderão responder por crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas podem superar 20 anos de prisão.