Uma operação integrada das polícias Civil e Militar, deflagrada nesta quinta-feira (4), nos municípios de Delmiro Gouveia e Paulo Afonso (BA), resultou na prisão de seis pessoas e na apreensão de outra. A ação cumpriu mandados de prisão preventiva contra acusados de homicídios, tráfico de drogas, tentativa de homicídio, corrupção de menores e roubo.
Em Delmiro Gouveia foram presos, Gilmar Pereira dos Santos, de 19 anos, Gerlânio Souza Lopes de 23 anos, Felipe Bezerra da Silva, de 18, Rogério Sandes Oliveira Júnior , de 18 anos e Jones Jesus dos Santos, de 19 anos. Na cidade de Paulo Afonso foi preso Pedro Rodrigues de Melo, 62 anos
Gilmar é apontado como autor de roubo qualificado nos municípios de Pariconha, Água Branca e Delmiro Gouveia. Gerlânio é acusado de tentar matar a própria mãe, Josiene de Souza Ribeiro, e lesionar uma irmã. Pedro Rodrigues responde pelo assassinato de Cícero Feitosa Campos, ocorrido no dia 7 de janeiro de 2001, em Água Branca. Os três tinham mandados de prisão preventiva em aberto contra eles e eram considerados foragidos.
Felipe, Rogério e Jones foram encontrados em uma residência situada no Conjunto Habitacional Sônia Coco, mais conhecido como “369 Casas”. No local foram apreendidos 583 gramas de maconha e 14 comprimidos de uma substância desconhecida. Os três foram autuados por associação ao tráfico de drogas e corrupção de menores.
Segundo o delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti, titular da Delegacia Regional de Polícia de Delmiro Gouveia (1ª-DRP), Jones tinha acabado de deixar o sistema prisional do município de Poço Verde (SE), onde tinha sido preso por tráfico de drogas. “Ele e os outros presos que estavam com ele são todos reincidentes no crime de tráfico de entorpecentes”, concluiu o delegado regional, avisando que a operação continua com diligências e outras prisões podem acontecer.
A operação foi coordenada pelo delegado Rodrigo Cavalcanti e o comandante do 9º Batalhão de Polícia de Delmiro Gouveia (9º-BPM), tenente-coronel Anaximandro Tenório. Acompanharam os trabalhos o delegado de área, Cícero Lima, delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, e o secretário de estado de Segurança Pública, coronel Lima Júnior.
Equipes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) deram apoio à ação, que foi desencadeada com suporte dos setores de inteligência da Polícia Militar (PM/AL) e da Gerência de Polícia Judiciária da Área 4 (GPJ-4).
Todos os presos e o material apreendido foram levados para a 1ª-DRP, onde estão à disposição da Justiça.