Um traficante do Comando Vermelho (CV), alvo da Operação Duplo X lançada nesta quinta-feira (6), foi morto durante um tiroteio no bairro de Atalaia, em Aracaju (SE). A ação envolveu equipes policiais de Sergipe e da Bahia.
O homem, identificado como Renê Mateus dos Santos Júnior, de 31 anos, era conhecido como “o terror da Ilha” e atuava em diversos bairros de Salvador. Renê, também chamado de ‘Tio Chico’, tinha um mandado de prisão em aberto e era uma liderança no tráfico de drogas.
Durante a abordagem, ele reagiu com uma pistola calibre 9mm, iniciando um confronto com os policiais. Renê foi baleado e levado ao Hospital de Urgências de Sergipe, onde não resistiu aos ferimentos. Ele também era suspeito de vários homicídios, inclusive contra agentes de segurança da Bahia.
Além dele, um dos nove presos durante a operação foi identificado como Alan, também integrante do CV. A operação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), que atuou em cinco bairros de Salvador para cumprir mandados de prisão. Alguns desses mandados foram cumpridos no sistema penitenciário.
Oito mandados de prisão foram executados nos bairros de Cosme de Farias, Nordeste de Amaralina e Tancredo Neves, áreas dominadas pelo CV. Uma prisão em flagrante ocorreu no bairro da Engomadeira, onde um homem foi encontrado com porções de cocaína e uma balança. Durante a operação, dois coletes balísticos foram apreendidos em um terreno em Cosme de Farias.