Operação Handbrake: PF afasta servidores da Receita Federal por contrabando de eletrônicos

A PF deflagrou a Operação Handbrake, afastando quatro servidores da Receita Federal por contrabando de eletrônicos.

Foto: Divulgação / Polícia Federal

Na manhã desta quarta-feira (4), a Polícia Federal (PF) e a Corregedoria da Receita Federal deflagraram a Operação Handbrake para combater o contrabando de produtos eletrônicos de alto valor. A ação cumpriu cerca de 15 mandados de busca e apreensão em Juazeiro, na Bahia, e em cidades do Pará e Piauí.

Quatro servidores da Receita Federal foram afastados de suas funções e são suspeitos de facilitar o contrabando e a distribuição irregular de eletrônicos no Brasil. Além disso, a operação resultou no sequestro de bens e no bloqueio de valores de até R$ 20 milhões dos investigados.

A investigação, iniciada em janeiro de 2023, revelou que os servidores já haviam respondido a processos administrativos relacionados a esta investigação. Eles enfrentam acusações de Organização Criminosa, Descaminho, Contrabando, Facilitação de contrabando e Lavagem de Dinheiro, cujas penas podem chegar a 39 anos de prisão.

Durante as investigações, três flagrantes foram realizados em Juazeiro, Belém e Guarulhos, e estima-se que o grupo criminoso tenha movimentado cerca de R$ 70 milhões entre abril de 2023 e agosto de 2024.