A Polícia Civil da Bahia prendeu 44 pessoas e apreendeu uma grande quantidade de armas e drogas em uma operação de grande escala nesta quinta-feira (15). A ação, denominada Operação Unum Corpus, é a nona fase de uma série de operações que visam combater a criminalidade no interior do estado.
Operação Unum Corpus: Atuação abrangente
A Operação Unum Corpus tem como alvos indivíduos associados a organizações criminosas, envolvidos em crimes contra a vida e o patrimônio, tráfico de drogas e violência doméstica. Nesta fase da operação, além das prisões, foram apreendidas mais de 15 armas de fogo, incluindo revólveres, pistolas e armas longas, e 252 quilos de entorpecentes.
Além de prender os suspeitos, milhares de policiais das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) estão cumprindo mandados de busca e apreensão em centenas de municípios baianos.
Foco em violência doméstica e familiar
Nesta fase da operação, a Polícia Civil intensificou as ações contra a violência doméstica e familiar. Equipes das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) e Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (Neams) estão ampliando as ações, desde o cumprimento de medidas cautelares até a verificação de denúncias feitas por meio do Disque Denúncia (181), da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Heloísa Campos de Brito, Delegada-Geral da Polícia Civil, destacou a importância destas ações.
“Além de combater diversos tipos de crimes, estamos focando na proteção das mulheres e das famílias, em uma ação integrada de segurança pública”, declarou.
Resultados Desde 2021
Desde o seu início, em 2021, a Operação Unum Corpus tem contribuído significativamente para a segurança no interior da Bahia. Até o momento, mais de 700 pessoas acusadas de crimes foram presas, 1.005 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, e mais de 100 quilos de drogas e 125 armas de fogo foram retirados das ruas.