Paciente se irrita com espera em UPA e quebra porta de consultório

Na tarde desta terça-feira (9), um paciente quebrou uma porta de um consultório de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Juazeiro, no norte da Bahia. Testemunhas relataram que o homem estava irritado com a demora no atendimento e esmurrou a porta do local.

De acordo com as mesmas testemunhas, o paciente já aguardava atendimento há cerca de três horas. Em virtude do ocorrido, o médico de plantão decidiu suspender temporariamente os atendimentos até a chegada da polícia. Quando os agentes da Polícia Militar (PM) chegaram ao local, o homem já havia deixado a unidade.

A PM informou que orientou o diretor da UPA a registrar um boletim de ocorrência sobre o caso. A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) emitiu uma nota informando que a unidade de saúde segue o protocolo Manchester, que prioriza o atendimento de casos de emergência. Ainda segundo a Sesau, o paciente teria se descontrolado e quebrado equipamentos dos consultórios médicos após a equipe atender um caso de emergência.

A situação causou transtornos aos demais pacientes e funcionários da UPA. Em entrevista à nossa equipe, uma paciente que preferiu não se identificar contou que ficou assustada com a reação do homem. “Foi tudo muito rápido. O homem começou a bater na porta e, de repente, ela se quebrou. Foi um susto muito grande”, disse ela.