Um homem enfrentou um incidente incomum e preocupante durante uma cirurgia de nariz em uma clínica particular em Sorriso, Mato Grosso. Durante o procedimento, realizado em dezembro do ano passado, ele sofreu queimaduras de segundo grau nas nádegas e nas pernas, consequência do superaquecimento da maca cirúrgica.
Jessé Aparecido, o paciente, esperava desde 2021 por uma operação no nariz para correção de um desvio de septo. A oportunidade surgiu através do Sistema Único de Saúde (SUS), com a cirurgia sendo agendada pela Central de Vagas do Município de Sorriso, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, para ser realizada numa clínica privada.
O incidente ocorreu logo após o início da cirurgia. Jessé, já na sala de operações, percebeu o aquecimento da cama e alertou a enfermeira, que considerou a situação normal. Após ser sedado, Jessé despertou com a informação de que havia sofrido queimaduras, e a equipe médica já estava tomando as medidas necessárias.
Posteriormente, a clínica propôs uma cirurgia plástica no nariz como forma de reparação pelo ocorrido. Jessé aceitou inicialmente, mas depois recusou a oferta. Segundo ele, a clínica não continuou o tratamento dos ferimentos após sua decisão.
Em nota, a clínica informou que o problema foi causado por uma “inconsistência mecânica no equipamento de controle da temperatura”, que não indicou problemas no painel de controle. A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso também se manifestou, garantindo estar disponível para apoiar Jessé e sua família no que for necessário para sua recuperação.