DOM AQUINO, MT – Policiais civis da cidade de Dom Aquino (MT) efetuaram a prisão preventiva de um homem de 45 anos nesta sexta-feira (02), acusado de estupro de vulnerável contra sua enteada de 12 anos. A denúncia do crime foi feita no início desta semana pela mãe da menina e por conselheiros tutelares.
Movimento Maio Laranja revela abuso sexual infantojuvenil
Segundo a Polícia Civil, a menor revelou a situação de abuso após participar de uma palestra na escola sobre o movimento Maio Laranja, que visa a orientação contra exploração e abuso sexual infantojuvenil. Após a palestra, a menina confidenciou a uma colega que estava sendo vítima de abuso sexual pelo padrasto, e essa informação chegou até a direção da escola.
O Conselho Tutelar foi imediatamente acionado e entrou em contato com a mãe da vítima, levando mãe e filha para a unidade de polícia. Em depoimento, a mãe relatou que a filha lhe confidenciou ter sofrido abuso sexual do padrasto desde os sete anos de idade. A vítima indicou que o padrasto se aproveitava dos momentos em que a mãe estava ausente, trabalhando, para cometer os abusos. A ocorrência mais recente de abuso teria ocorrido no último domingo.
Evidências corroboram as acusações
O delegado responsável pelo caso, Sérgio Luis Almeida, solicitou um exame de corpo de delito na menor, realizado na quarta-feira (31). O exame confirmou a conjunção carnal, evidenciando a natureza do crime.
Com base nas evidências, o delegado Sérgio Luis Almeida representou pela prisão preventiva do padrasto e requisitou medida protetiva de urgência para a menor. O suspeito foi detido nesta sexta-feira em sua residência.
Essa reportagem reforça a importância de movimentos de conscientização como o Maio Laranja, que têm papel fundamental para encorajar vítimas de abusos a denunciarem os crimes e a quebrarem o ciclo de violência.