Elaine Souza Garcia, de 34 anos, conhecida como “Patroa” do Primeiro Comando da Capital (PCC), foi presa na última terça-feira (10), no mesmo dia em que tomaria posse como estagiária no Ministério Público de São Paulo (MP-SP). A prisão foi parte de uma operação conjunta entre o MP-SP e a Polícia Federal, que investiga sua participação em crimes graves.
Elaine, estudante de direito, foi convocada para estágio na Promotoria de Justiça de Itapeva, interior de São Paulo, e deveria comparecer às 9h do dia 10. No entanto, no mesmo dia, foi detida por suspeita de chefiar uma quadrilha envolvida no chamado “novo cangaço”, ataques violentos a bancos e empresas de valores.
A investigação também revela que Elaine foi treinada para usar fuzis por Otávio Alex Sandro Teodoro de Magalhães, o Terrorista, um CAC responsável pelo fornecimento de armas pesadas à facção. Ela aparece em vídeos realizando treinamentos.
Elaine também é acusada de coordenar a negociação de drogas e armas e de receber informações sobre assassinatos de rivais. Seu marido, Delvane Lacerda, o Pantera, também foi preso, acusado de ajudar na expansão das atividades da facção para o Piauí.