A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (4) a Operação “Compra de Voto” na cidade de Caraíbas, no sudoeste da Bahia, cumprindo três mandados de busca e apreensão. A operação investiga servidores públicos suspeitos de oferecer dinheiro e emprego em troca de votos durante as eleições municipais.
De acordo com a PF, as investigações começaram após o Ministério Público Eleitoral receber uma denúncia contendo áudios de uma servidora pública. Nos áudios, ela teria oferecido R$ 800 a um eleitor para votar em determinado candidato a prefeito. Além disso, ela prometeu um emprego caso o candidato fosse eleito. O nome do candidato envolvido não foi divulgado.
Os áudios também revelam que o pagamento seria dividido em duas parcelas de R$ 400. A servidora teria dito ao eleitor que ele poderia indicar outras pessoas interessadas na oferta. Além dessas práticas, há indícios de que combustível e passagens foram fornecidos a eleitores residentes em outras cidades para que fossem votar em Caraíbas.
Outro servidor público é investigado por participar de negociações semelhantes com eleitores. Se comprovados os crimes, os suspeitos poderão ser condenados a até quatro anos de prisão e pagamento de multa.
A PF seguirá com as investigações, analisando o material apreendido e conduzindo novas diligências para apurar o envolvimento de outros servidores.