Em uma operação realizada na última segunda-feira (2), a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) descobriu uma oficina clandestina de armas de fogo na localidade de Fazenda Água Branca, em Encruzilhada, na divisa da Bahia com Minas Gerais. O responsável pelo local teria fugido antes da chegada das autoridades. Os agentes apreenderam 16 armas industriais e artesanais, além de cartuchos de diferentes calibres.
Uma guarnição da 80° CIPM foi acionada para investigar o caso após receber uma denúncia de um morador local. Ao chegar ao endereço indicado, os policiais fizeram contato com a avó do acusado, que permitiu o acesso ao imóvel. Embora o suspeito não estivesse no local, a equipe policial conseguiu visualizar diversas armas através de uma janela e do lado externo da residência.
O material apreendido inclui espingardas, uma pistola, 30 cartuchos de calibres variados (.22, .12, .28, .38, .36, .32), 11 recipientes com pólvora e chumbo para municiamento de armas artesanais, além de equipamentos industriais como lixadeira, furadeira de impacto e uma máquina de solda. Toda a apreensão ocorreu no âmbito da Operação Paz e o material foi encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) para as medidas legais cabíveis.