A Polícia Civil iniciou na manhã desta terça-feira (18) a 13ª fase da Operação Unum Corpus, abrangendo diversas cidades do interior da Bahia, além da capital, Salvador, e sua Região Metropolitana. A ação mobiliza mais de mil agentes dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin) e de Polícia Metropolitana (Depom), com o objetivo de executar centenas de mandados de prisão, busca e apreensão.
Os alvos principais desta etapa são indivíduos ligados a organizações criminosas envolvidas no tráfico de drogas e homicídios. Até o início da manhã, mais de 130 pessoas já haviam sido detidas. Parte dessas ordens judiciais foi cumprida na semana anterior, quando alguns dos suspeitos foram localizados.
A operação também está cumprindo ordens judiciais contra detentos de unidades prisionais, acusados de coordenar atividades ilícitas externamente. A meta é desarticular a influência desses indivíduos tanto dentro das prisões quanto na sociedade.
Nas suas fases anteriores, a Operação Unum Corpus já resultou na prisão de 2.004 pessoas, apreensão de 350 armas de fogo e cumprimento de 1.952 mandados de busca e apreensão.