Na manhã desta quarta-feira (4), a Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu mandados judiciais contra um grupo criminoso atuante na Cidade Baixa e na Região Integrada de Segurança Pública Baía de Todos os Santos (Risp/BTS). Os investigados são apontados como responsáveis por homicídios relacionados ao tráfico de drogas.
Cerca de noventa policiais, incluindo agentes do DHPP e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), estão envolvidos na operação, que conta com 20 equipes. As ações fazem parte de um inquérito que investiga um homicídio ocorrido no início de agosto em Salvador.
A delegada Andréa Ribeiro, diretora do DHPP, destacou que o foco da operação é um grupo que disputa o tráfico de drogas em uma área marcada pela concorrência entre organizações criminosas, o que tem influenciado o aumento de Crimes Violentos Letais Intencionais.
A atuação da Polícia Civil da Bahia tem mostrado resultados, com uma redução de 15,3% nos homicídios de janeiro a julho de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior, seguindo uma tendência de queda registrada nos anos anteriores.