A Policia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (25), uma operação policial visando o cumprimento de quinze mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão, nos municípios de Salvador, Serrinha, Nazaré e Feira de Santana, no estado da Bahia, além de Mirandópolis (SP). A chamada operação Tríade investigava o grupo criminoso conhecido como Katiara, voltado para o tráfico interestadual de entorpecentes.
O lider do grupo, A.S.L, mesmo recolhido em estabelecimentos prisionais no estado da Bahia e Mato Grosso do Sul, comandava a organização, trazendo drogas e armas dos Estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo e vendendo nas cidades do recôncavo baiano e região metropolitana de Salvador.
Dos quinze mandados de prisão preventiva, 7 foram cumpridos em presídios e 2 atingiram pessoas que se encontravam cumprindo prisão domiciliar (e que agora foram recolhidos à prisão). Dos 6 restantes, um homem foi preso e 5 se encontram ainda foragidos, permanecendo as buscas até que sejam encontrados. Nos cumprimentos dos 2 mandados de busca e apreensão, nada foi arrecadado.
O grupo criminoso vem sendo investigado desde 2013 e seus integrantes responderão pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico (arts 33 e 35 da lei 11.343/2006)