A Polícia Militar da Bahia deu início, na terça-feira (22), à Operação Hórus, com o objetivo de aumentar o policiamento ostensivo em Salvador e combater a alta nos crimes violentos letais intencionais. A operação mobiliza cerca de 120 policiais, acompanhados de aproximadamente 40 viaturas, que reforçarão o policiamento na capital com o apoio de policiais do interior do estado.
O comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, explicou que essa estratégia irá proporcionar um adensamento das ações policiais em todas as áreas sob grande comando na cidade. De acordo com Coutinho, as ações se orientarão pela análise de inteligência policial e terão um caráter ostensivo, aumentando a visibilidade da força policial e, consequentemente, a sensação de segurança da população.
A operação focará em regiões consideradas críticas, promovendo ações preventivas e repressivas a crimes que afetam a vida e o patrimônio dos cidadãos, ao mesmo tempo em que atuará contra o narcotráfico. O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou a necessidade de um entendimento amplo sobre segurança, reforçando a integração entre as distintas forças de segurança, sejam estaduais ou federais, no combate à criminalidade.
Nas palavras do secretário, “o empenho nosso é de garantir que os recursos operacionais sejam usados de maneira eficiente e focada, garantindo assim a eficácia na preservação da ordem pública nas áreas mais afetadas pela criminalidade”.