Uma ação iniciada pelo Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Inhapi, deflagrada no início da tarde desta segunda-feira (28), por volta das 12h, resultou na prisão de quatro jovens e na apreensão de quatro adolescentes acusados de vários assaltos em pelo menos cinco cidades da região. Os presos foram identificados como José Renilson da Silva, conhecido como “Bodinho”, 24; José Paulo dos Santos Vieira, 23; José Arnaldo dos Santos, conhecido como “Renato”, 19; e Rosivaldo da Conceição Silva, 21.
“Bodinho” e o irmão, um adolescente de 16 anos, estavam em uma motocicleta Honda CG, de cor azul e sem placa, quando foram abordados por uma guarnição do GPM, comandada pelo sargento Henrique, no centro da cidade de Inhapi. Os policiais encontraram com o jovem um revólver calibre 38, com seis munições intactas, uma quantia em dinheiro no valor de R$ 1.300,00 e três aparelhos de telefone celular, já com o menor foram encontrados R$ 500,00 e um aparelho telefone celular.
Durante a abordagem, os dois confessaram ser os autores de todos os assaltos a estabelecimentos comerciais ocorridos em Inhapi e que antes de serem detidos estavam planejando assaltar outro mercadinho na cidade. Além disso, eles assumiram a autoria de roubos e furtos em outros municípios, como o assalto a uma casa lotérica, na cidade de Olho D’água do Casado, ocorrido na última segunda-feira (21).
Os acusados confessaram ainda que parte dos celulares com os quais foram encontrados eram provenientes de roubos, inclusive um deles tinha sido roubado neste domingo (27), em Piranhas, e outro durante um assalto a mercadinho em Inhapi. Eles também entregaram o restante dos integrantes da quadrilha que foram detidos no povoado Terra Nova, em Piranhas.
Segundo o sargento Henrique, comandante do GPM e coordenador da operação, com os outros acusados foram encontrados outro revólver calibre 38, com quatro munições intactas; um revólver calibre 32, com três munições intactas; uma espingarda calibre 36, com um cartucho; e uma moto Honda, de cor vermelha, que teria sido utilizada na prática dos assaltos. José Arnaldo dos Santos, suposto líder da quadrilha, foi presa nessa ação.
Ainda de acordo com o militar, os presos confessaram que uma moto Honda Pop 100, de cor preta, roubada pela quadrilha em Mata Grande, está com outro integrante do grupo criminoso, no povoado Lagoa Nova, em Piranhas. O rapaz, cujo nome não foi divulgado, conseguiu escapar do cerco policial e é considerado foragido.
Todos os presos, assim como os adolescentes apreendidos, foram levados para a Delegacia Regional de Polícia (1ª-DRP), localizada em Delmiro Gouveia, onde ficaram reclusos a disposição da Justiça.
Participaram da ação, além do GPM de Inhapi, o chefe de serviço do 29º Distrito Policial, Roberto Pena, e o Pelotão de Operações Especiais (Pelopes). Os trabalhos policiais tiveram apoio da 24ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP), coordenada pelo delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti, titular da 1ª-DRP, e o tenente-coronel Joaz Fontes, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM).