Uma operação policial realizada hoje no bairro de Valéria, em Salvador, deixou um rastro de violência e mortes. O investigador da Polícia Civil, Vockton Carvalho Freire, foi atingido por estilhaços no rosto e aguarda uma cirurgia no olho no Hospital Geral do Estado (HGE). Um agente da Polícia Federal, que também foi ferido, já recebeu alta.
O confronto
O confronto aconteceu quando agentes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) foram surpreendidos por grupos criminosos armados no bairro. “As equipes policiais ao se deslocarem para a realização da operação se depararam com um ‘bonde’, onde houve a situação de enfrentamento”, disse o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.
As vítimas
Das cinco pessoas que perderam a vida, uma delas era o agente federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, de 42 anos. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já iniciou a investigação do caso. O velório do policial federal foi realizado no cemitério Bosque da Paz, às 15h, seguido de sua cremação às 17h15.
Objetivo da operação
Lançada em agosto deste ano, a FICCO tem como objetivo enfrentar organizações e associações criminosas. Segundo a SSP-BA, as forças de segurança cumprem ordens judiciais em Valéria, à procura de foragidos, armas, munições e entorpecentes.
Impacto no trânsito e continuidade
A ação policial causou engarrafamentos na Estrada do Derba, Estrada Velha de Paripe e na Avenida Afrânio Peixoto. Helicópteros do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar realizam varreduras na região.
O secretário Marcelo Werner reiterou o compromisso das forças de segurança. “Nós não iremos descansar e faremos todos os esforços, de forma integrada, para capturar os criminosos. Nós traremos os responsáveis por esse crime a justiça”, finalizou.